Sem categoria

5 maneiras de inovar seu funil de vendas de ecommerce

Se você está vendo seus números de vendas estagnados, é uma boa ideia analisar e inovar seu funil de vendas antes de tentar atrair mais tráfego.

  • Bloqueios causados ​​por pandemia levaram muitas empresas on-line, empurrando a concorrência e aumentando a demanda por mais soluções de otimização de conversão
  • Uma das maneiras mais eficazes de aumentar suas vendas é renovar suas táticas de venda cruzada
  • Para levar mais pessoas ao funil de vendas, você precisa incluir atividades externas em consideração, ou seja, quando seu cliente interrompe o processo de compra e como devolvê-lo ao seu site
  • Para entender melhor (e atender) a jornada do cliente, use a pesquisa semântica de sua consulta de pesquisa de destino
  • Por fim, continue analisando o funil de vendas do seu site usando o Google Analytics

À medida que mais e mais pequenas empresas estão passando pela transformação digital , há uma demanda emergente por novas maneiras de atrair e envolver clientes.

Como as compras online estão se tornando uma norma, a concorrência e as expectativas dos clientes estão crescendo rapidamente.

Como criar um funil de vendas de ecommerce mais eficaz? Aqui estão algumas ideias novas:

1. Renove suas recomendações de produtos

A venda cruzada (ou seja, mostrar produtos relacionados em todos os estágios do funil de vendas) é um dos componentes mais importantes – embora muitas vezes negligenciado – do funil de vendas. 

Você sabia que a venda cruzada responde por mais de um terço da receita da Amazon ? Com base nos dados da empresa pública , 35% do que as pessoas compram na Amazon vêm de recomendações de produtos baseadas em algoritmos baseados em IA.

Não é de admirar que a Amazon esteja usando vendas cruzadas em todo o site – nas páginas de produtos …

Dicas de otimização do funil de vendas de comércio eletrônico - exemplo da Amazon

Todos esses blocos de venda cruzada estão incluídos em uma única página de produto.

Fonte: Amazon

… para finalizar a compra usando diferentes métodos para combinar um cliente com produtos melhores:

Dicas de otimização do funil de vendas de comércio eletrônico - Renove as descrições dos produtos

Fonte: PayKickstart

A venda cruzada vem em muitas formas, incluindo:

  • Upsells personalizados : geralmente aparecem nas páginas dos produtos para estimular o cliente a comprar algo que não pretendia inicialmente. Isso pode ser motivado pelos hábitos de compra anteriores do cliente ou pelos hábitos de compra de outros clientes que compraram o produto atual
  • Problemas de produto: mostrando produtos correspondentes diretamente na página de finalização da compra
  • Upsells por e-mail: e-mails automatizados enviados imediatamente após o pagamento, incentivando-o a comprar mais para adicionar à mesma entrega
Dicas de otimização do funil de vendas de comércio eletrônico - upsell de e-mail

Fonte: Captura de tela do autor, março de 2021

Embora a venda cruzada seja uma ótima maneira de aumentar o valor médio do pedido, está cada vez mais difícil convencer os clientes a cair nessa. Para inovar sua estratégia de venda cruzada, você pode tentar:

  • Personalize suas recomendações de produtos
  • Experimente novos formatos (por exemplo, depoimentos, carrosséis do Instagram, histórias)

Dialogue AI é uma solução de ecommerce que implementa ambos os itens acima, mostrando recomendações de produtos com base em dados de navegação individuais, bem como os transforma em histórias cativantes.

Dicas de otimização do funil de vendas de comércio eletrônico - Uso de intenção de pesquisa e IA para recomendar produtos

Fonte: Dialogue AI

A Dialogue combina venda cruzada com personalização e narração de histórias acionadas por IA. É também uma solução totalmente dimensionada que requer um mínimo de trabalho. A plataforma mantém você informado sobre as principais métricas de marketing por meio de um painel prático:

Painel

Fonte: Captura de tela do autor, março de 2021

2. Torne o seu suporte ao cliente parte do funil de vendas

A jornada ideal do comprador é assim: eles acessam a página de um produto, adicionam-no a um carrinho de compras, enviam seus detalhes de pagamento e esperam a chegada do produto.

Obviamente, nem sempre é assim. As jornadas dos clientes são frequentemente interrompidas e, em muitos casos, são interrompidas pelos próprios clientes, que se distraem ou fazem perguntas para as quais precisam de respostas antes de concluir a compra.

A verdade é que, não importa o quão bem você configure sua base de conhecimento, muitas pessoas ainda vão querer entrar em contato com sua equipe de suporte ao cliente antes de comprar. É aqui que muitas viagens de compra podem ser interrompidas, a menos que você configure as coisas corretamente.

Configurar acompanhamentos por e-mail

Quaisquer interações com o cliente devem ser registradas e sempre deve haver um acompanhamento personalizado com base na ação do cliente (ou seja, se ele concluiu a compra ou não).

Dependendo de sua plataforma CMS atual, você já pode ter acesso à automação de e-mail que permitiria acompanhamentos personalizados.

Dicas de otimização do funil de vendas de comércio eletrônico - Configurar e-mails de acompanhamento

Fonte da captura de tela: Sleeknote

Marque os e-mails da sua equipe de suporte ao cliente

Isso é algo que está faltando na captura de tela acima. É importante personalizar e marcar seus acompanhamentos por e-mail para aumentar gradualmente o reconhecimento da marca e, por fim, gerar mais vendas repetidas.

Lembre-se – seus e-mails significam trazer seu cliente de volta ao seu site. Ele precisa reviver a jornada de compra interrompida, portanto, os links para o seu site são essenciais. No mínimo, adicione um logotipo clicável e uma assinatura de e-mail detalhada solicitando que seu cliente execute uma ação.

3. Cuidado com sua consulta de pesquisa voltada para a marca

O que é que tende a interromper a jornada dos compradores? Se não for entrar em contato com o suporte ao cliente, geralmente:

  • Verificando suas análises de produtos
  • Procurando seus códigos de cupom ou ofertas especiais

Para entender melhor as jornadas de seus clientes fora do seu site, pesquise as palavras-chave de sua marca (ou seja, aquelas palavras-chave que contêm o seu nome ou o nome do seu produto). O Google Suggest é um bom lugar para começar:

Dicas de otimização do funil de vendas de comércio eletrônico - classificação para consultas de pesquisa de marca

Fonte: Captura de tela do Google , de março de 2021

Todas essas são sugestões de pesquisa conforme você digita que podem impactar a jornada de seus clientes. Certifique-se de que suas páginas e ativos externos sejam classificados em primeiro lugar em todos eles.

Comece a visualizar todas essas consultas como parte de seu funil de vendas. Você tem uma página de destino (ou páginas de destino) que faria um bom trabalho levando as pessoas a continuar sua jornada em seu site? Ou você confia em sites de terceiros para fazer isso?

A última não é a decisão mais sábia. 

Lembre-se de que essas consultas costumam ser usadas no meio do funil (logo antes de seu cliente concluir a compra), portanto, isso também deve ser refletido na cópia.

3. Crie uma cópia baseada na intenção de pesquisa

Quer sua página de destino (ou seja, produto) dependa de tráfego orgânico ou não, usar a intenção de pesquisa para direcionar a criação de sua cópia é uma boa ideia. A análise de intenção de pesquisa orientada por análise semântica é o único método que temos para prever as expectativas dos clientes antes de podermos analisar o comportamento real do usuário no local.

A análise semântica ajudará você a entender melhor as jornadas de seus clientes:

  • O que eles podem estar procurando e aonde sua pesquisa pode levá-los?
  • Em quais produtos eles também podem estar interessados?
  • Como chamar melhor a atenção deles?

Todas essas perguntas podem ser respondidas por pesquisa semântica. O Text Optimizer é a ferramenta mais fácil de usar aqui: ele pegará os snippets de pesquisa do Google retornados para sua consulta de pesquisa de destino e retornará conceitos subjacentes que o ajudarão a criar uma cópia ou cópias melhor direcionadas:

Análise semântica

Fonte: Captura de tela do Otimizador de Texto

Também é uma boa maneira de classificar suas páginas no Google, mas isso está além do escopo deste artigo …

Para esse fim, também não se esqueça das recomendações mais recentes do Google sobre como fornecer melhores informações aos compradores .

5. Analise seu funil de vendas

Finalmente, monitorar seu funil de vendas é uma obrigação, obviamente. Embora o monitoramento de conversão geralmente não seja incluído nas métricas de SEO , a maioria das plataformas de análise de SEO pode fornecer análise de funil de vendas. Como tal, o Google Analytics fornece um rastreamento de conversão abrangente que inclui a visualização do funil de vendas.

  • Para começar, use este guia para configurar o acompanhamento de conversões em seu Google Analytics
  • Em seguida, vá para Conversões -> Metas -> Visualizações de funil para analisar seu funil de vendas:
Analise seu funil de vendas para otimizar suas vendas de comércio eletrônico

Fonte: Captura de tela do Google Analytics, março de 2021

O Google Analytics mostrará para onde seus clientes estão indo em vez de completar suas jornadas de compra.

Não se esqueça do básico!

Fundamentalmente, tudo se resume a fornecer uma experiência do usuário à qual os clientes desejam retornar. Dito isto, quanto mais clientes satisfeitos, melhor!

Fonte: DigitalEagles

Assim, enquanto trabalhava em seu funil de vendas, não se esqueçam o básico: Mantenha um olho em seus feedback dos clientes , monitorar sua marca menciona , e sempre se esforçar para otimizar uma melhor experiência do cliente .

Conclusão

A inovação é parte integrante do marketing digital. Os bloqueios globais mudaram drasticamente os comportamentos de compra e aumentaram a demanda por inovação e transformação digital. Esperançosamente, as cinco etapas acima o ajudarão a tornar seu funil de vendas de ecommerce mais eficaz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button