Há muitas maneiras de tornar seus artigos mais fáceis de ler na web – muitas quebras de parágrafo, frases curtas e rápidas, títulos, subtítulos, Gifs das mudanças de humor de Kanye West – mas uma das principais maneiras de tornar seu conteúdo atraente é usando muitas imagens adoráveis.
E a melhor coisa sobre as imagens é que elas podem ser usadas para gerar tráfego orgânico por meio dos resultados de imagens do mecanismo de pesquisa.
Mas para que isso aconteça, eles precisam ser otimizados de acordo.
Aqui está um guia para informá-lo sobre as coisas principais que você precisa fazer quando se trata de enviar imagens para o seu site, o que um número surpreendente de pessoas costuma ignorar.
Escolha de imagens
É importante usar imagens relacionadas ao texto do artigo. Isso é principalmente do ponto de vista da experiência do usuário, já que você não quer confundir as pessoas com uma escolha obtusa de imagem.
Bonitinho, com certeza, mas Otis não pertence a este lugar (embora tente dizer isso a ele).
Suas imagens precisam ser de boa qualidade, no aspecto correto, com boa resolução e tamanho grande o suficiente para serem visíveis em todos os dispositivos.
Outra coisa a considerar é o uso de ‘stock-photos’.
Introduzimos uma política estrita de ‘proibição de fotos no banco de dados’ quando assumi o cargo de Editor da SEW. As fotos de estoque são as piores. Eles fazem seu site parecer um folheto de marketing para uma empresa sem personalidade que ‘alavanca a liderança inovadora em leads quentes’ ou algo assim. Eles também são banais, superutilizados e extravagantes como o inferno.
E caro.
Recursos
Analytics O guia definitivo para a criação de links do fórum em 2020
Os 5 principais erros de SEO do Analytics
Desenvolvimento Melhorando SEO e relacionamentos com desenvolvedores
Analytics Como Fazer Análise de Concorrentes Online
Seja muito cuidadoso, mesmo se você achar que uma imagem está livre de direitos autorais, o proprietário original ainda pode ser Getty ou Shutterstock , e você pode se deparar com uma fatura de £ 500 meses depois.
Eu cometi esse erro antes, quando usei uma imagem de Justin Timberlake que já havia sido memed até a morte e, portanto, assumi que era ‘uso justo’. Eu estava errado.
Também é muito difícil agora dar a você um exemplo de uma foto de estoque sem incorrer em uma taxa, então vou apenas mostrar uma que já pagamos no passado.
Olhe para aqueles Millennials. Eles são como você e eu, certo?
Pare de pagar por fotos de estoque. Em vez disso, pague para o seu próprio fotógrafo tirar fotos para você ou vá lá e faça você mesmo.
Você também deve criar seus próprios gráficos, tabelas e designs visuais.
Mas se você não tem tempo ou recursos para fazer isso – e francamente, quem tem? – existem muitos recursos gratuitos e fáceis de usar por aí …
Recursos de imagem gratuitos
Pesquisa de imagens do Google – direitos de uso
Ao pesquisar uma imagem, você pode filtrar os resultados protegidos por direitos autorais. Basta clicar em Ferramentas de pesquisa, em Direitos de uso e selecionar Marcado para reutilização.
Você nem sempre encontrará ouro aqui, mas pode haver algo interessante que ninguém mais usou antes.
Flickr Creative Commons
O Flickr é um recurso incrível para fotos e você pode usar qualquer uma que esteja marcada com uma licença Creative Commons .
É uma alternativa aos direitos autorais completos, você só precisa garantir que deu todo o crédito e um link para o perfil do Flickr da pessoa que tirou a foto.
Tenha cuidado ao usar o Flickr Creative Commons, pois há várias licenças disponíveis, por exemplo, alguns fotógrafos permitem que suas imagens sejam usadas apenas para fins não comerciais.
Unsplash
Uma das minhas favoritas, as imagens do Unsplash são todas livres de direitos autorais, você só precisa creditar e vincular o fotógrafo. Ocasionalmente, eles beiram as imagens de ‘stock photo’, mas são todos de uma qualidade muito superior do que o seu modelo padrão ‘olhando para o iPhone e sorrindo’ imagens.
Outras ferramentas úteis
Gif agarrador
Disponível para Mac, o Gif Grabber é a melhor maneira de fazer tantos Gifs maravilhosos de graça. Você pode capturar qualquer coisa na tela de seu desktop ou laptop e redimensionar e aparar o produto acabado.
Captura de tela incrível
Esta é uma extensão do Chrome que permite que você faça capturas de tela da janela do seu navegador (parcial ou toda a página da web) com muita facilidade, e você também pode fazer anotações antes de fazer o download para o seu navegador.
Piktochart
Uma das ferramentas de visualização de dados mais populares, o Piktochart é gratuito, simples de usar e tem muitos modelos excelentes para infográficos e outros criativos.
Eu fiz o seguinte Gif de como usar Piktochart usando Gif Grabber …
Otimizando imagens para pesquisa
Depois de encontrar ou criar a imagem desejada. Você está pronto para fazer o upload para o seu site.
Tamanho da imagem
Definitivamente, você vai querer redimensionar sua foto para que não seja um arquivo tão grande. É muito fácil ignorar o fato de que a maioria das fotos do iPhone pode ter mais de 3.000 pixels de largura (que podem ser 2.500 pixels maiores do que você realmente precisa).
Grandes arquivos de imagem podem diminuir o tempo de carregamento da página de seu site e afetar diretamente suas classificações nos mecanismos de pesquisa , portanto, certifique-se de redimensioná-los antes de fazer o upload.
Se você estiver usando um Mac, é fácil redimensionar, basta abrir a imagem, navegar até Ferramentas e selecionar Ajustar tamanho.
Você também pode usar o Photoshop, se tiver, ou pode usar uma das várias ferramentas de redimensionamento online, como o Picresize .
Como alternativa, se você estiver em um PC, pode usar o Paint.
Sim, o bom e velho MS Paint. Basta abrir o Paint, clicar em Abrir, escolher a imagem que deseja redimensionar e abri-la. Em seguida, na guia Página Inicial, no grupo Imagem, clique em Redimensionar.
Aviso sobre o uso de imagens do iPhone
Se você estiver enviando imagens do iPhone para um site WordPress, há um bug que pode se tornar muito irritante. Quando você tira uma foto de algo com seu iPhone em modo retrato, ela pode aparecer como paisagem quando seu artigo estiver no ar. Isso não acontece para todos e depende da geração do iPhone que você usa e do seu modelo WordPress.
Você pode evitar isso tirando fotos apenas na paisagem (com o botão de volume voltado para baixo) ou há várias correções disponíveis neste tópico do fórum .
Nome do arquivo / título
Antes de enviar a imagem para o seu site, certifique-se de dar a ela um nome de arquivo correto.
Novamente, para usar o exemplo da foto do iPhone, eles tendem a ser chamados de algo genérico como IMG_6056. Portanto, faça um favor a si mesmo e renomeie-o. Isso não ajudará necessariamente o seu SEO , mas ajudará se você precisar pesquisá-lo no back-end do seu site.
No WordPress e em outros sites, o nome do arquivo da imagem será usado automaticamente como título.
Então não isso …
Mas isso…
Texto alternativo
O mais importante de tudo é como você descreve sua imagem na seção Alt (pode ser conhecida como Alt-tags ou Alt-text). O Google não pode ‘ver’ suas imagens, mas pode ‘lê-las’ e o que ele lê é o que você escreve no alt-attribute.
O texto alternativo deve ser claro, descritivo, conciso e não cheio de palavras – chave . Alt-text também é usado pelo software de leitura de tela para descrever imagens para pessoas com deficiência visual.
Na verdade, a única regra que sempre uso quando se trata de texto alternativo é escrever como se você o estivesse descrevendo para uma pessoa com deficiência visual. Portanto, no exemplo acima, eu escreveria ‘gato preto e branco dormindo em um travesseiro roxo’.
O alt-text também é o que aparece na caixa de texto que aparece quando você passa o mouse sobre uma imagem.
Descrição e legenda
No WordPress, você também verá campos para Descrição e Legenda. Eles não agregam necessariamente nenhum valor de SEO às suas imagens, mas podem ser úteis por outros motivos.
A descrição pode ser usada para adicionar muito mais detalhes extras, como como a foto foi tirada, quando foi tirada e quaisquer outros elementos interessantes.
A legenda aparecerá abaixo da imagem no artigo ao vivo. Depende de você usar um ou não. Pode ser útil descrever ou comentar a imagem.
Recuperação de imagem
Ocasionalmente, você pode sentir a necessidade de verificar se suas próprias imagens criadas não estão sendo usadas de forma desenfreada na Internet sem o devido crédito.
Você pode fazer isso usando uma ferramenta de pesquisa reversa automatizada, como o Image Raider .
Basta adicionar suas imagens ao catálogo, ele irá alertá-lo sempre que outro site usar sua imagem. Se esse site não lhe deu o devido crédito, você pode entrar em contato e pedir que eles o façam.
Você não precisa ser um idiota intimidante sobre isso, pois provavelmente foi feito por acidente.